Televendas ainda funciona?

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Atualmente, estamos assistindo e absorvendo tantas transformações tecnológicas que é natural que algumas dúvidas surjam, principalmente em relação ao suposto desaparecimento de algumas funções, como o televendas ou telemarketing, por exemplo. 

Entretanto, a internet não veio para eliminar departamentos, funções e cargos. O que ela vem trazendo são novos canais de comunicação, novas tecnologias e novas possibilidades para ampliar o atendimento ao cliente e a comunicação entre as pessoas. A tendência é somar forças e agregar, e, com o tempo, só continuará quem ou o que for capaz de evoluir com a tecnologia. 

Acreditando nisso, elaboramos este artigo para mostrar que o televendas ainda funciona e tende a continuar forte se as empresas souberem usar a tecnologia a seu favor. Confira!

Por que o televendas ainda funciona:

  • Porque não está sozinho

Hoje, o televendas (ou callcenter ou telemarketing), que usa o telefone para se comunicar com o cliente, não é a única opção para a empresa vender. O omnichannel é uma forte tendência de mercado, porque permite que os clientes entrem em contato com operadoras e vice-versa não somente por telefone, mas também por e-mail, chat, blog, redes sociais, entre outros meios. Isso aumenta as oportunidades de atendimento e de fidelização dos clientes, o que é uma grande vantagem competitiva para todos os setores e empresas.

O televendas serve de auxílio para outros canais de vendas e, ao mesmo tempo, é auxiliado por eles, fazendo parte de um amplo leque de opções de atendimento e vendas. A estratégia depende do modelo de negócios. Por isso, avalie o quanto o seu canal de televendas pode ser versátil para seus negócios e objetivos.

  • Porque ainda é de pessoas e para pessoas

Por mais que hoje existam ferramentas tecnológicas como robôs e outras do tipo, a voz é um dos elementos de comunicação que mais aproximam as pessoas. Por meio da fala, o vendedor consegue identificar as dores, as objeções e os desejos dos clientes, podendo atendê-los de uma maneira mais assertiva. 

Por isso, o vendedor pode utilizar e-mail e whatsapp para todo o processo de venda e finalizar, ou seja, fechar o pedido, por telefone. Esse é apenas um exemplo, mas você, como gestor, pode avaliar o que dá certo para o seu negócio considerando o perfil dos seus clientes.

Um ponto importante é que atualmente a abordagem deve ser diferente, afinal, o cliente não quer mais ouvir um roteiro que mais parece falado por um robô. Ele quer ouvir uma pessoa do outro lado da linha, que escute e fale naturalmente, sem repetições e frases decoradas. Para que isso seja possível, é fundamental treinar constantemente a equipe de televendas com boas práticas do setor.  

  • Porque não é limitado

Um canal de televendas não serve apenas para fazer ligações e receber chamadas dos clientes. Ele pode ser útil também para atualizar o banco de dados, fazer cobranças, pesquisas de satisfação e outras, oferecer tutoriais para resolver eventuais problemas com produtos ou serviços de forma automática. 

Hoje já é possível configurar ramais com conversas automatizadas para resolver questões menos técnicas, como emissão de boleto, consulta de saldo, contratação de algum serviço, entre outros, dependendo do tipo de negócio.

  • Porque encurta distâncias

Por meio da central de televendas, a empresa consegue chegar a lugares nos quais não seria possível com vendedores fazendo prospecção e atendimento presencialmente, devido à distância física. Dessa forma, é possível conquistar e atender clientes de qualquer parte do país.

  • Porque quando o bicho pega, é melhor ligar

Principalmente para o serviço de suporte técnico, um canal de televendas ainda é a melhor opção para os clientes. Porque é mais direto ao ponto, escuta o problema e apresenta a solução na hora. É importante oferecer esse canal de suporte ao cliente para que ele se sinta mais seguro com o produto ou serviço adquirido.

Por fim, o ideal é que o televendas seja estrategicamente integrado aos outros canais de vendas que a empresa escolher e que seja parte da estratégia de marketing. Dessa forma, o cliente é melhor atendido e a empresa obtém melhores resultados.

Leia também: https://futuremark.com.br/televendas-o-que-vem-por-ai/

A Futuremark continua acreditando no poder do televendas e está à disposição para ajudar a adequar a sua central de atendimento com o que existe de mais atualizado no setor.  O seu cliente merece a melhor experiência e a sua equipe tem todas as condições de oferecer isso a ele. 

Conte sempre com a nossa experiência e parceria. Até a próxima!

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