O que o aumento do preço dos combustíveis tem a ver com televendas?

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O que vem à sua mente quando o tema é televendas? Para muitas pessoas, em um mundo tomando pela internet e contatos de negócios online, o bom e velho televendas parece que vai ficando para trás. Porém, esse canal nunca esteve tão vivo quanto agora. Afinal de contas, a qualificação dos potenciais clientes feita por um humano sempre será mais efetiva que aquela feita por automações.

O fato é que o televendas pode oferecer resultados que não seriam alcançados pela equipe de vendas de outra forma.

Por exemplo, se você é gestor comercial de uma indústria com atuação em nível nacional, sabe que sua força de vendas presencial não irã cobrir todo o território nacional. Das 5.570 cidades brasileiras, apenas 326 municípios tem mais de 100.000 habitantes. E o custo de atendimento presencial torna muitas vezes inviável para o vendedor, se ele for comissionado, tiver uma carteira pequena e os clientes estiverem distantes um do outro.

Por outro lado, para prospectar representantes que tenham uma boa carteira de clientes, sua empresa precisará fazer uma boa oferta em troca, como oferecer uma carteira, caso contrário, será apenas mais uma pasta que ele carrega mas não gera negócios.

Diante de tudo isso, televendas é o meio mais inteligente de ampliar sua atuação comercial, com total controle do processo, disciplina e, e se bem planejado, sem incrementar o custo em relação ao método convencional/presencial.

E esse momento em que se tem o alto custo para manter um carro próprio, somado aos constantes aumentos dos combustíveis, tem feito com que os próprios representantes busquem outros meios de se relacionar com seus clientes.

Como fazer na prática

  1. Comece pelo payback:

Pode parecer simples, mas para dar certo, alguns investimentos em estrutura são importantes, como um bom sistema de CRM, atualmente um sistema de WhatsApp, estrutura para videochamadas e lives, entre outros. E além disso, existe a equipe, que geralmente é contratada pelo regime CLT, gerando custo fixo de folha de pagamento.

Portanto, fazer a estimativa de vendas e o levantamento de custos evita surpresas desagradáveis e faz com que sua empresa possa entender o tamanho do investimento e em quanto tempo irá recuperar.

2. Estratégia é fundamental:

Boas estratégias ajudam no resultado rápido. Por exemplo:

  • Recuperação de inativos: em média, apenas 20% do seu cadastro de clientes é comprador frequente. Os outros 80% são clientes eventuais, por motivos diversos, mas o principal deles é atendimento – o cliente não é frequentemente visitado pelo vendedor, especialmente se for um cliente pequeno. O canal de televendas pode ser usado para recuperar esses clientes perdidos bem como, fazer o trabalho preventivo, evitando a perda.
  • Monitoramento do crescimento: Quem já compartilhou aquele relatório de clientes em decréscimo sabe que a resposta da equipe de vendas geralmente não é disciplinada e a resposta gira em torno dos preços. “O cliente achou um produto mais barato”, respondem os vendedores. Em nossa experiência, uma auditoria feita por um terceiro, oferece um feedback real do motivo do decréscimo, permitindo o desenvolvimento de estratégias de recuperação.
  • Abertura de novas cidades: lembra daquelas cidades com menos de 100.000 habitantes? Que tal fazer um geomarketing e estabelecer uma meta de ter pelo menos 1 cliente em cada cidade que você não vende ainda? É uma excelente alternativa para não conflitar com sua força de vendas atual e ainda fortalecer sua marca, aumentando sua presença. O argumento que ainda não temos um cliente na sua cidade é muito atrativo.
  • Apoiar seus vendedores: e se o televendas ajudar sua equipe externa? Servindo como agendamento de visitas, tirando pedidos, abrindo novos clientes na rota, entre outros.
  • Montar carteira para prospectar bons representantes: essa é uma forma de atrair representantes com boas carteiras. Chegar oferecendo um ponto de partida. E o televendas pode montar essa carteira para atrair bons representantes.


3. Mas pense nessa interação entre os canais:

Uma preocupação pertinente é a de não criar uma guerra de canais. Portanto, pensar bem as regras, criar uma comunicação clara e definir bem as áreas de atuação, vai ajudar para que o televendas se relacione bem com representantes, e-commerce e outros canais que você possa ter. Regras claras x comunicação preventiva é a receita do sucesso.

4. Estrutura adequada:

Esse item envolve diversas variáveis: quantidade de pessoas, espaço físico, ferramentas. Tudo isso irá garantir que você tenha a equipe apropriada para recuperar o investimento rapidamente. Às vezes, duas pessoas a mais no time por exemplo, pode fazer a rentabilidade vir mais rápido, porque os custos não crescem na mesma proporção dos resultados. Um supervisor terá o mesmo custo para cuidar de 4 pessoas ou 10, por exemplo. Os custos de implantação de uma sistema também serão os mesmos, e assim por diante.

5. O time tem que ser vencedor:

Outro tópico importante: tem muita mão de obra com experiência no mercado, mas nem sempre é uma experiência boa para sua empresa. Planejar bem o processo seletivo e ter um excelente programa de treinamento, com institucional, produto, técnicas de vendas, política comercial, adotando material didático e sala de aula, farão com que a equipe saia performando melhor. São pelo menos 40 horas de treinamento que farão toda diferença no resultado.

6. Avalie bem os riscos trabalhistas:

Inicialmente ninguém gosta da NR17. Mas é importante considerar que a carga horária reduzida existe por uma razão: estudos indicam que a atividade repetitiva pode ocasionar pelo menos 4 danos a saúde: o esqueleto, perda de audição, prejuízo à visão e problemas psicológicos. O funcionário com mais qualidade de vida poderá ser mais produtivo, gerar menos custos (como alimentação, por exemplo) e menor risco de ações trabalhistas, faltas, etc.

Vale a pena estudar os prós e contras e fazer uns becnhmark, bem como, ver como as outras empresas se comportam na região. Pra saber mais sobre NR17, leia nosso artigo https://futuremark.com.br/ambiente-de-trabalho-ideal-para-o-televendas/

7. Venda digital:

Pense na estratégia digital associada ao televendas.

  • Enviar vídeos ou um link na web, em vez daqueles catálogos em pdf horrorosos;
  • Ter um catálogo virtual ou loja virtual, portal de cliente… um local onde o cliente possa comprar pela internet;
  • Ter no mínimo uma pessoa na equipe que seja boa de vídeos, lives e similares;
  • Oferecer aos clientes a opção de videochamada ou venda assistida;
  • Ter um marketing digital dedicado ao televendas para gerar campanhas de geração de leads, estudar materiais com gatilhos mentais pro whatsapp, entre outros.

8. Escolha bem as ferramentas:

Um kit tecnológico básico que irá minimizar seus custos com mão de obra, aumentar a produtividade e qualidade:

  • CRM
  • Sistema de telefonia com discador e gravação de chamadas
  • Sistema de WhatsApp
  • Ferramenta para email marketing
  • Sistema para vídeo chamadas

9. Invista num bom gestor:

Ter uma boa gestão do televendas é fundamental para o sucesso do projeto, não existe central de telemarketing ou televendas sem a figura do supervisor.

O supervisor é similar a um técnico de futebol: já imaginou o presidente do clube ter que treinar a equipe? Isso nunca daria certo! Busque um gestor que tenha conhecimento do seu negócio, experiência gerenciando uma equipe comercial, sendo um exemplo de vendas para a equipe, um excelente team leader e que tenha uma boa visão tecnológica.

É fundamental que esse profissional realize um treinamento para gestores de televendas até para entender as suas principais entregas e o que se espera desse profissional. 

Defina seus indicadores e combine uma periodicidade de avaliação.

Último conselho:

Quando estiver pensando em implantar ou modernizar os seus canais de vendas, tenha certeza de que terá total domínio de todas as informações e uma boa análise dos riscos do projeto. Aqui na Futuremark, se tem uma coisa que é prioridade para nós é a jornada que nossos clientes trilham conosco. Temos um compromisso em entregar rentabilidade e recuperação do investimento no menor prazo possível.

 Fazemos questão de acompanhar, entender os processos de nossos clientes e prestar um serviço completo desde a implantação até a colheita dos resultados no dia a dia. Nós não deixamos nossos clientes na mão com as ferramentas, nossa equipe de sucesso do cliente se preocupa com toda a implantação para você não ter que fazer isso sozinho. 

Tudo isso com a possibilidade de participação nos resultados, porque entendemos que é bom para os nossos clientes mas também é ótimo para nós, afinal assim podemos garantir que eles vão extrair o melhor do canal e terão a experiência de levar sua operação comercial para outro nível, que tanto prezamos.

Se você quiser conhecer melhor nosso serviço de consultoria , chame nossa equipe comercial para um bate papo.

Telefone: 0800 878 7834

WhatsApp: 51 99639-6282

marketing@futuremark.com.br

Espero que tenha gostado desse conteúdo, fique à vontade para comentar a sua opinião sobre esse tema.

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