O futuro do supervisor de televendas

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Vamos começar direto ao ponto. Alguns clientes já nos questionaram sobre a necessidade de haver um supervisor de televendas e sempre devolvemos com outra pergunta: considerando a previsão de faturamento do setor, você deixaria tudo isso sem supervisão, sem um responsável?

Vamos abordar neste artigo o porquê de o supervisor de televendas ser tão necessário e quais as habilidades que ele precisa desenvolver cada vez mais para fazer frente a uma área tão desafiadora como o televendas. Afinal, o futuro deste profissional está nesse conjunto de habilidades. Confira quais são elas.

1. Saber selecionar e contratar profissionais para o televendas

Uma das habilidades mais importantes de um supervisor é saber identificar talentos e promover seu desenvolvimento dentro da equipe. Ter bem definido o perfil dos atendentes, conhecer as técnicas mais importantes de seleção como entrevistas e dinâmicas de grupo são alguns dos escopos do supervisor.

Saber escolher a pessoa certa para a vaga certa, é esse o objetivo. Dessa forma, evita-se problemas futuros que podem levar à demissão do atendente – sempre o último recurso a se optar.

2. Gostar de pessoas e saber lidar com elas

Ou seja, saber liderar. Um supervisor que não trabalha bem em equipe e que não gosta de gente não pode, em hipótese alguma, ter este cargo tão importante. Supervisionar é liderar, e um bom supervisor precisa ter atitudes de líder. Seguem alguns exemplos:

  • Estimular o feedback constante e saber recebê-lo;
  • Desenvolver o espírito de equipe nos atendentes;
  • Facilitar a comunicação entre as pessoas;
  • Ser transparente quanto a metas e expectativas;
  • Saber lidar com várias gerações dentro da mesma equipe e extrair as vantagens disso, como as diferentes visões e bagagens de cada um. É mais difícil de fazer a gestão, mas, em termos de resultados, pode ser muito mais interessante.

3. Ser automotivado e saber motivar

A automotivação é uma habilidade fundamental para um supervisor, assim como para cada atendente de televendas. Sem ela, nem levantamos da cama para encarar o dia, não é verdade? Para o supervisor, isso se faz ainda mais necessário, visto que ele precisa motivar a equipe diariamente, diante de todos os desafios que surgem pelo caminho.

Para motivar a equipe, o supervisor de televendas deve observar cada colaborador, saber o que motiva, o que desafia e o que é importante para cada um. Além disso, cuidar para que o ambiente de trabalho seja o mais agradável possível (limpo, bonito, confortável, com um clima saudável entre todos da equipe).

3. Ser ágil e flexível

Gostar de mudanças e de desafios não basta. O supervisor de televendas precisa saber conduzir pessoas, mudanças e processos em um mercado e um mundo que se transformam do dia para a noite. Ter agilidade para dar respostas em tempo real, aprender com rapidez as características do produto e do mercado de cada cliente, e saber passar essas informações à equipe, envolvendo-a em todo o processo.

4.  Gostar de planejar e monitorar resultados

Planejar corretamente cada operação do televendas, avaliar os resultados e, quando necessário, rever as estratégias são etapas de extrema importância no trabalho do supervisor. Dentro da mensuração, ele deve ter todas as ferramentas para acompanhar os resultados dos atendentes.

5. Assumir para si a satisfação dos clientes como uma bandeira

O supervisor de televendas tem em mãos a oportunidade de envolver toda a equipe na mesma missão: satisfazer os clientes da empresa com o melhor atendimento possível. Um desafio e tanto, não é?

6. Ser um radar para novidades e aprendizados

Um bom supervisor de televendas é aquele que, sempre que pode e tem oportunidade, está estudando e se informando sobre as novidades do setor, sobre marketing, tecnologia da informação, mercado e liderança. Ele absorve esses conhecimentos e repassa-os para a equipe de uma forma mais didática e interessante.

E o futuro? Um bom plano de carreira para os supervisores de televendas é assumir a gestão comercial, tendo em vista que todas as tendências apontam para este caminho, que os canais serão cada vez mais digitais. E o que você precisa para isso? Principalmente, entender de pessoas e tecnologias.

Um supervisor de televendas que todas as empresas buscam é aquele que tem tudo isso que falamos agora e que trabalha para desenvolver a “super-visão de vendas”.

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