KPI´s para medir o resultado do seu televendas

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Para começar, vamos ao significado do termo. KPI é uma sigla, em inglês, para Key Performance Indicator, que significa Indicadores-Chave de Performance. É utilizada como uma ferramenta de gestão para analisar os indicadores mais relevantes de um negócio ou empresa. Mais do que isso, por meio dos KPI’s, é possível analisar dados de setores ou departamentos, como televendas, por exemplo.

A grande vantagem dos KPI’s é que por meio deles se chegam a respostas concretas baseadas em dados, o que permite acompanhar os resultados de tudo o que agrega valor ao negócio. Dessa forma, os gestores sabem o que está dando certo e o que não está, sem achômetros. Isso interfere diretamente na qualidade dos dados levantados, dos relatórios e da análise de resultados por parte da empresa. 

Para escolher os melhores KPI’s, saiba que os indicadores precisam ser condizentes com os seus objetivos, até porque existe uma infinidade deles disponíveis. Indicadores errados mostram performances erradas, por isso a importância de escolhê-los e avaliá-los conforme os objetivos que se tem e pensar no que eles vão impactar dentro do plano de ação.

Além de escolher os KPI’s ideais para o seu negócio e objetivos, é fundamental saber medi-los e cruzar os dados. Isso tudo compõe a inteligência comercial, que tanto precisamos para alavancar os nossos negócios.

Confira alguns dos principais aspectos que os KPI’s permitem analisar dentro do seu televendas:

  • Meta de vendas (previsto x realizado)
  • Overview de clientes (carteira x conversão)
  • Ligações por vendedor
  • Overview de canais de vendas
  • Overview por carteira
  • Venda segmentada por vendedor
  • Overview de pedidos
  • Comparativo de vendas
  • Venda por marca (se houver mais de uma)
  • Ticket médio geral e segmentado
  • Venda por estado (se a empresa estiver em mais de um estado)
  • Produtividade por vendedor
  • Planejamento de atividades (dentro do CRM) – com atividades, responsável, datas, status etc.

Todos esses pontos podem ser customizados conforme o seu negócio e os seus objetivos. Depois, você escolhe um período de tempo e analisa as informações geradas pelos KPI’s. 

Com informações concretas em mãos, você consegue avaliar melhor os seus resultados e ganha mais confiança e segurança na hora de tomar decisões. Lembre-se: não se pode gerenciar aquilo que não se pode medir. 

Conte com a nossa expertise em inteligência comercial para ajudar você nesse processo tão importante para as suas vendas. 

Esse assunto também é tratado em nosso treinamento Televendas 4.0. Dê uma olhada em nossa agenda para ver a próxima edição.

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