Dress code para home office

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O home office é um tema com o qual a maior parte das pessoas já está familiarizada, não é verdade? A pandemia trouxe o que antes era uma tendência de um futuro distante para a realidade de hoje. Agora, com a situação do Covid-19 se normalizando, o home office está sendo adotado por inúmeras empresas e profissionais que viram benefícios neste modelo. 

Junto com esse sistema de trabalho, surge uma questão: qual é a maneira ideal de se  vestir para trabalhar em casa? Dependendo do trabalho, a rotina exige atendimentos, reuniões, eventos e cursos de capacitação. Mesmo sendo todos compromissos on-line, o profissional está aparecendo (da cintura para cima, mas está) e comunicando uma imagem para quem está do outro lado da tela. 

Mas a comunicação não para no profissional e na sua maneira de se vestir. Por meio dele, a empresa também está comunicando a sua imagem. Você já pensou por esse ângulo? Pois é, o que antes parecia só um detalhe – a roupa de trabalho do colaborador – agora ganha uma importância maior.

É aí que entra o dress code, que significa código de vestimenta. São as regras em relação à maneira de se vestir das pessoas que frequentam o ambiente, seja ele empresa ou outros locais como reuniões, restaurantes e outros. Todo ambiente possui o seu dress code, alguns de forma explícita e clara para todos, e outros de forma implícita, sem regras formalizadas, mas com uma forma de se vestir comum à maioria. 

Elaboramos algumas dicas de dress code para home office que podem ajudar gestores e colaboradores. Confira:

Valquíria Garske – CEO da Futuremark

Se você é o gestor ou o dono da empresa:

1. Sugira a criação de um dress code – Se a sua empresa ainda não possui uniforme nem um código de vestimenta padrão, sugira a criação de um dress code. Não precisa ser nada complexo, apenas que contenha algumas definições/sugestões do que usar no ambiente. O mais importante aqui é escolher um padrão de cores e principais modelos de roupas. 
Se os colaboradores não conhecem o dress code da empresa, eles automaticamente criam um próprio, que pode não ser adequado à imagem que a empresa deseja passar no mercado. Conhecendo o dress code do local onde trabalha, o colaborador pode se adequar a ele e ficar em harmonia com a imagem e objetivos da empresa. 
2. Escolha o dress code adequado à sua área – O dress code é definido conforme a área de atuação da empresa. Por exemplo, se ela oferecer serviços financeiros, provavelmente o seu dress code terá looks mais sérios e conservadores. Se ela prestar serviços de comunicação, poderá optar por um dress code mais informal e divertido, que talvez aceite até bermuda. 
3. Comunique o dress code para os colaboradores Use os meios de comunicação interna para informar o dress code: e-mail, informativo, intranet etc; nas boas-vindas aos novos colaboradores, informe-os sobre o dress code; o dress code não pode ser imposto como uma obrigação, mas comunicado de forma sutil.
4. Instrua, informe, ajude – Auxilie os colaboradores a manter a qualidade das suas roupas por mais tempo. Para isso, compartilhe informações sobre lavagem ideal, forma de passar e de guardar as peças. 

Se você é o colaborador:
Daiane Vieira – Escritório de Projetos da FuturemarK

1. Veja o dress code como um aliado – Sabendo o que vestir para trabalhar, fica mais fácil escolher a roupa do dia a dia. Você não perde tanto tempo e otimiza inclusive as compras de roupas e acessórios.

2. Cuide das suas roupas de trabalho – Isso serve para qualquer ambiente. Procure manter a qualidade das peças, por meio da lavagem correta, forma de passar (se necessário), de guardar.

3. Opte por tecidos de qualidade e confortáveis – Peças com maior qualidade costumam ter uma durabilidade maior. Pense no custo-benefício na hora de comprar. E não esqueça que se sentir confortável usando uma roupa significa mais disposição para trabalhar. 

Thais Blehm – Consultora da Futuremark

4. Pense na sua imagem como um todo – Além da roupa, cuide da sua saúde, dos seus cabelos, da sua pele, das suas unhas, da sua voz. Os detalhes também comunicam e, mais do que isso, ajudam a construir a sua autoestima e o seu bem-estar.  

E na sua empresa, já existe um dress code?

 

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Fotos desse artigo: @parkolor.fotografiafeminina

Cabelo e maquiagem: @theannemartins

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