Hoje, com o advento do Marketing Digital, muito se ouve sobre esses tais gatilhos mentais, não é verdade? Que eles são certeiros, estratégicos e influenciam o cliente na tomada de decisão. Mas para que servem na prática e como usar os gatilhos mentais para se comunicar e vender mais, afinal?
Para começar, gatilhos mentais são frases que ativam sensações e sentimentos do inconsciente que nos levam a uma determinada ação. Mas não pense que é uma estratégia inventada pelo marketing. Os gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana para facilitar a tomada de decisões frente a tantas que precisamos tomar durante o dia. O marketing apenas as utiliza como técnica de persuasão.
Agora vamos abordar os principais gatilhos mentais para você utilizar enquanto se comunica com os clientes. Com o tempo e a prática, eles entram com mais facilidade na sua rotina de comunicação. Confira os 7 gatilhos mentais para você se comunicar e vender mais!
Leia também: https://futuremark.com.br/a-sua-area-comercial-esta-preparada-para-a-transformacao-digital/
1. Escassez
Esse é o gatilho mais conhecido e utilizado pelo marketing e vendas. Consiste em fazer a pessoa perceber que algo está acabando, ativando, dessa forma, o medo de perder a chance de garantir um determinado produto, serviço, preço ou condição.
Portanto, use o gatilho da escassez para estimular que o cliente decida logo pela compra. Exemplos de gatilhos: última semana de promoção, enquanto durarem os estoques, vagas limitadas ou restam apenas 3 vagas, bônus somente para os primeiros clientes.
2. Urgência
O gatilho da urgência se parece muito com o da escassez, o que o diferencia é que ele está relacionado somente ao tempo. Exemplos de gatilhos: só até amanhã, campanhas com data de início e de término bem definidas, o prazo está acabando, últimos dias.
3. Exclusividade
O gatilho da exclusividade mexe com o ego, com o nosso desejo de nos sentir superiores aos outros. É muito usado pelas marcas de luxo, com alto valor agregado, mas não é restrito a elas. Exemplos de gatilhos: acesso limitado, restrito a membros do clube.
4. Novidade

As novidades nem sempre são positivas, mas o cérebro cria a expectativa de que elas são capazes de transformar a vida para melhor. Exemplos de gatilhos: novidade, lançamento, nova temporada, nova coleção, conteúdo novo.
5. Curiosidade
O gatilho da curiosidade desperta a vontade de saber mais sobre determinado assunto, produto ou serviço, o que incentiva a ação. Exemplos de gatilhos: não leia este e-mail se você não quer ter sucesso. Não abra esse link. Trailers de cinema, vídeos curtos, entre outros.
6. Antecipação
O gatilho da antecipação se assemelha ao gatilho da curiosidade, mas usa mais detalhes da experiência que o cliente terá antes mesmo de adquirir algo, como uma viagem ou um condomínio em construção, por exemplo. Portanto, saiba quais são as expectativas do seu cliente e antecipe as sensações que ele terá se adquirir o que você está oferecendo.
7. Prova social
O gatilho da prova social nada mais é do que a confirmação de que somos seres sociais que convivem. Alguns até negam, mas o fato é que tomamos decisões levando em consideração o que as pessoas pensam ou as expectativas que têm sobre nós. Usar esse gatilho hoje é uma obrigação, principalmente nas vendas pela internet (e-commerce), com tantas ofertas e produtos à disposição dos clientes. Exemplos de gatilho: depoimentos de clientes, estudos de caso (cases), feedbacks positivos.
Gostou de saber sobre os 7 gatilhos mentais para você se comunicar e vender mais? Qual é a sua opinião sobre isso? Deixe o seu comentário aqui.
Conte sempre com a nossa experiência e parceria. Até a próxima!
Confira a nossa agenda de treinamentos para televendas e inscreva-se: https://futuremark.com.br/event/treinamento-campeao-tecnicas-de-vendas-para-canais-digitais/